quinta-feira, 5 de maio de 2011

gatos Sphynx -quem gosta de animais não compra gatos de raça

Provavelmente já todos viram em fotos gatos sem pêlo. Esta raça de gatos é denominada Sphynx. Há muitas pessoas que os acham lindos e fazem de tudo para comprá-los. Quem gosta de animais nunca compraria um animal destes , quando há milhões abandonados nas ruas, mas sobre este assunto falo um dia mais tarde, pois tenho muito que dizer, não só em relação ao Sphynx, mas igualmente sobre todos os gatos de raça, ao qual eu chamo contra-natura e doentes.

"Sphynx, também conhecido como Esfinge, é uma raça de gato originária do Canadá na década de 1960."
"A exposição do Sphynx à luz do sol deve ser limitada, uma vez que a pele não está protegida pelo pêlo e as queimaduras solares podem ocorrer.
O Sphynx é um gato de interior e não lhe deve ser permitido sair de casa. A falta de pêlo tornam difícil a regulação da temperatura pelo próprio corpo.
Estes gatos podem ter frio no inverno, conforme a amplitude térmica da zona onde vive."

Este gato nunca seria capaz de sobreviver sozinho na Natureza, isto foi um animal "feito" pelo Homem para seu agrado. Todos os gatos gostam de dormir ao sol, este coitado não pode.
Todos os gatos gostam de correr livremente pelas ervas, trepar árvores, etc. Este não convém sair nunca de casa. A vida deste gato é uma eterna prisão.

Não vou explicar as bases genéticas de cruzamentos entre homozigóticos, mas estes cruzamentos aumentam em mais de 100% o risco de certas doenças genéticas.
Cada raça pura de gato tem doenças genéticas específicas, aqui têm a lista com todas as raças e as doenças típicas de cada uma:

Agora eu pergunto, vão querer encomendar um gato com pedigree só pela aparência sabendo que o gato vai sofrer? Isto é gostar de animais?!


4 comentários:

  1. também ha muitos humanos com doenças geneticas de cariotipo dominante a se 'cruzarem' sem muitas vezes se testarem, como por exemplo a doença de huntington ou la como se escreve. todas as raças que conhecemos hoje são 'feitas' pelo homem, caso contrario só veriamos fenotipos de genes dominantes e a variedade de raças e especies seria quase nula. não é só essa raça que tem problemas, todas têm os seus prós e contras. os animais so sofrem se nao tiverem bons donos. la porque gente caucasiana apanha escaldoes mais facilmente que pretos, nao anda ninguem a convencer nos de formar uma populaçao mestiça que c passar de geraçoes se tornaria toda ela preta.

    ResponderEliminar
  2. há milhões de gatos abandonados nos canis a precisar de uma casa, e as pessoas vão comprar animais e encomendar animais de raça porque os acham esteticamente mais atraentes? desculpa, isso não é gostar de animais

    ResponderEliminar
  3. e não vamos convencer ninguéma criar uma população mestiça, mas aos gatos obrigamo-los a cruzar-se com quem nós queremos , não é?
    já agora, se tiveres uam boa casa e uma boa familia, nunca saias de casa ;)

    ResponderEliminar
  4. As várias raças humanas que existem foram criadas ao acaso, através de cruzamentos aleatórios, e é este o caminho natural das coisas. Relativamente à raça sphinx, ela n foi criada aleatoriamente e não foi por culpa dos gatos: foi o ser humano q a criou com o propósito de obter lucro e tratar os pobres dos gatos como objectos. Quem paga centenas de euros para ter um gato desta raça só porque é bonito acaba por estar também a tratar o animal como um objecto, por muito bom dono que seja. Não se esqueçam: por muito bem que o ser humano queira tratar dos sphinx, foi ele que os pôs em primeiro lugar a sofrer. Como a Raquel disse, quem na verdade gosta de gatos, trata-os como pessoas e recebem-nos livremente no seu lar não pela sua beleza, mas pelas suas necessidades e pela sua personalidade.

    ResponderEliminar

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.